domingo, 1 de maio de 2011

Política X Religião

Dois assuntos que costumam andar juntos é a política e a religião. Olhando superficialmente, eles nada tem em comum. Porém observando-os com um pouco mais de esmero, constata-se a sinonímia existente entre eles.

Façamos uma analogia entre os dois assuntos. Os fiéis, na política, são comparados aos correligionários de determinado partido, já as várias vertentes religiosas são representadas pelos diversos partidos políticos.

Em se tratando de Brasil a Igreja Católica poderia ficar com o papel de PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro) , aos protestantes sobraria o papel de PT ( Partido dos Trabalhadores), ou até mesmo de PCdoB ( Partido Comunista do Brasil).

Para os partidos de vertente democrática, o Papa seria comparado ao filósofo ateniense Clístenes, já para os comunistas, esse papel ficaria para Karl Marx. Existindo então duas doutrinas, uma formada pelos Democratas/Católicos e a outra pelos Comunistas/Protestantes. Podendo-se, dependendo da situação, permutar as posições sem que isso venha a acarretar danos ao jogo, e sim aos jogadores

Aí podem perguntar: e os macumbeiros, pai de santos, satanistas, ateus e etc.? Eles seriam representados pelos partidos de balcão, ou seja, aqueles que não tem representação nenhuma, apenas servem para refugiar dissidentes do regime “politicamente correto”.

Observe que mesmo diante de tanto esforço, igreja e política, Deus e Ideologias sociais, não conseguem chegar a um denominador comum. A política se confunde com politicagem, democracia com ditadura, celibato com pedofilia, obediência com submissão, liberdade com temor, e o regime que prevalece é o do obscurantismo que assola a sociedade brasileira.

Sobre religião, deixo uma frase do poeta paraibano Augusto dos Anjos onde ele diz:

“Escarrar de um abismo noutro abismo,

Mandando ao Céu o fumo de um cigarro,

Há mais filosofia neste escarro

Do que em toda a moral do cristianismo!”

E sobre política a do filósofo Voltaire:

"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário